13 de out de 2009

Batik




Semana passada aprendi a fazer batique com uma amiga que morou na Indonésia. O batique, ou batik, é uma técnica de estamparia ou tinturaria por meio da aplicaçao de cera. O efeito é produzido por tingimentos no tecido, que fica tingido somente nas partes nao protegidas pela cera. A cera se parte em alguns lugares e dá um efeito craquelê no desenho.
Os primeiros batiques datam de 2000 anos atrás e sao feitos de diferentes formas em diversos lugares.
Em Java, na Indonésia é feita com tjanting, uma ferramenta de metal própria para pingar cera derretida, ou com moldes como se fosse um carimbo. O molde é passado na cera e prensado no tecido, que depois é tingido.
No Senegal usa-se pasta de arroz no lugar da cera. E na Nigéria os batiques sao feitos com uma pasta cozida de farinha e água. Foi assim que fiz meu batik. Primeiro fazemos o desenho com a farinha, depois de secar, dobramos o tecido para quebrar um pouco a massa seca, tingimos e depois de um dia lavamos com água fria.
Nem vale a pena colocar a foto do meu batik aqui... porque a minha girafa ficou gorda e o meu sol, verde.

11 comentários:

  1. Ah vai ...
    deixa a gente ver sua girafa gorda, por favor !
    Nois

    ResponderExcluir
  2. Ando procurando maiores informações sobre pintura em tecido, daí esbarrei em ti aprendo a fazer batik !!! Putz deu um "invejazinha", existe isso?!?!?rsrsrs
    Fiz outro dia e viciei,...só que gosto de fazer em morim,.... fica rústico. Essa é a minha curiosidade: q tipo de tecido eles usam pra tingir?!?!?

    inté,
    fica bem

    ResponderExcluir
  3. Oi Lina!!! só ví seu comentário hoje, desculpe! Eles usam algodao. Eu nao sei o nome, porque quando compramos pedimos somente "tecido ou tela pra batik". Se descobrir como se chama em changana te conto!
    Vou responder no seu blog!

    ResponderExcluir
  4. o procedimento com a farinha é o mesmo que o da cera,ou seja,vc pode cobrir as partes já tingidas u que deseja deixar em branco completamente com farinha e tingir o tecido? E vc sabe como se faz tingimento á frio? Eu só tenho visto tingimento á quente e creio que pra batik,não rola né =p?

    maria

    ResponderExcluir
  5. Isso, o que ficar coberto por farinha não é tingido. Eu acredito que à frio corre o risco da tinta não pegar muito bem... e se alguma vez você lavar o tecido, desbotar. Talvez não role mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Ah tá...valeu pela dica ^_^! Realmente usar farinha á mais seguro que usar cera em banho maria...andei vendo em alguns sites que corre o risco da pessoa se queimar e tacar fogo na casa se a pessoa não tiver muita prática.E se tingimento á quente não interfere,ou seja,não faz com que a massa de farinha descole ou derreta,então,achei o estil de batik ideal para fazer ^_^!!

    valeu mesmo por publicar esta técnica que eu nem fazia idéia que existia!Agora falta colocar sua girafa pra a gente ver XD!

    maria

    ResponderExcluir
  7. Ah Maria... a girafa gorda ficou em Moçambique!
    Quando eu pintei, não mergulhei o tecido na tinta , fui colocando com um pincel grande, acho que contanto que você não coloque de molho na água quente, a farinha não sai. Ela fica BEM dura... Depois me conte!

    ResponderExcluir
  8. ih ._. então não é para fazer imerção..bom,assim dá pra fazer um trabalho multicolorido,né? pincel grande...deve ser estes que se parecem com os que são usados para blush.Eu vou tentar ver aqui o que dá para ser feito,aí venho aqui com os links

    bejs e valeu mais uma vez
    maria

    obs: queria ter visto a girafa x.x....

    ResponderExcluir
  9. estou procurando esse "carimbo" tjanting, mas não encontro de jeito nenhum. Assisti uns filmes mostrando os artesãos trabalhando com essa peça e o trabalho é lindo! Q bom q vc teve essa oportunidade de presenciar ao vivo...Vou experimentar a técnica com a farinha, lembrei da girafa,se a minha ficar gorda acho q o problema é a técnica.....Bjs, Crys

    ResponderExcluir
  10. Boa sorte Crys... acho que o problema não é a técnica, porque os batiks daqui são lindos... acho que é a prática que faz a diferença, conseguir fazer fios finos de farinha.
    Eu ví carimbos tjanting na Amazon! Veja lá! Bj

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo conhecimento e vivencia!
    Achei muito interessante, esse tipo de tjanting, lembra um funil e é bem rustico, artesanal.Gostaria de saber se alguém já conseguiu mandar fazer um igual, com toda essa engenharia de abrir e fechar para sair a cera.
    ou se tem como enviar para o Brasil!
    os carimbos são conhecidos Tjaps (Indonésia)e são lindos os desenhos e efeitos. Goiânia, Goiás, Brasil. Euri.

    ResponderExcluir